9 de ago. de 2010

Que geração é esta?

Segundo meu professor da universidade, pertenço a geração XYZ, ou seja, jovens que estão abaixo dos vinte e poucos anos. Mas afinal, o que isso significa verdadeiramente?! Conforme sua descrição, são pessoas que já nasceram inseridas na era digital, ligadas à novidades, ansiosas por mudanças em todos os parâmetros da vida, críticas com o mundo, liberais, ávidas por conhecimento.
Observando por este ângulo, esta geração tem tudo para criar um novo ambiente social extremamente modificado, o qual libertaria a sociedade de suas antigas amarras sociais. No entanto, não é bem assim que estou percebendo esta tal geração XYZ. Afinal quando me deparo com jovens da minha idade ou mais jovens, vejo que a grande maioria demonstra insegurança com o modo de viver; transformações apenas externas, enquanto as internas demoram muito tempo para acontecer; liberdade demasiada, na qual o senso crítico/moral fica em segundo plano; ousadia no modo de pensar, mas lentidão no modo de agir...
Qualquer pessoa que se coloca frente-a-frente com alguém desta geração se apavora: roupas esquisitas com cores extravagantes, penteados fora do comum, pircengs e tatuagens por todo corpo,fones de ouvido sempre conectados aos celulares, conversas vazias, entre outros. Falando assim, podem pensar que sou uma pessoa fora da realidade e distante desta geração. Pelo contrário, sou uma garota de vinte anos, gosto de ouvir música, usar o meu pirceng no umbigo, vestir roupas diferentes, estar conectada com as mudanças do mundo virtual, frequentar baladas, etc. No entanto, consigo fazer isto sem ter que demonstrar estar revoltada com o mundo que me cerca.
Se a geração XYZ tivesse consciência de sua importância na sociedade contemporânea talvez mudasse suas atitudes e se diferenciasse de maneira mais sábia do que vem fazendo nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário